terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Sobre a verdade

O homem gosta de definir coisas abstratas, não? Beleza, felicidade, sucesso, amargura, certo e errado. Pra mim é mera comodidade, pois tudo nessa vida tem seu significado moldado de acordo com os critérios, os ideais e os interesses de cada indivíduo.
Estava me perguntando hoje o que seria de fato a verdade. É algo que 10 entre 10 pessoas exigem das outras: do marido, da mulher, do amigo, do filho, da mãe, do pai, do vizinho, do cachorro, do jornalista, do médico, do presidente e até de Deus. De fato, sem ela o mundo seria uma encenação sem regras e ordem. Mas até que ponto pode-se defini-la?
Gosto da verdade, da sinceridade, da honestidade. E procuro tudo isso nas outras pessoas. Mas minto, como todo ser humano ao menos um dia o fez. Invento desculpas, amenizo palavras duras, omito coisas desnecessárias e inconvenientes - para mim ou para os outros, distribuo sorrisos que não passam da mera responsabilidade social, entre outras atitudes tão verdadeiras quanto as promessas políticas do Maluf.
Até no meu próprio jeito de ser às vezes é difícil distinguir o que realmente é verdade, ilusão ou farsa. Não que eu seja uma atriz, representando papéis de acordo com o ambiente, as pessoas e a necessidade. Mas é fato notório que todo mundo nesse mundo tem um modo de agir diferente em cada ocasião e em cada círculo social.
De verdade mesmo, a gente é só na consciência, o lugar onde ninguém chega e onde ninguém critica o que você é ou o que você faz.
=]

5 comentários:

Nath disse...

Todos nós usamos máscaras ( até mesmo para nos defenfer ) por isso é tão dificil definir verdade, escondemos a famosa de verdade muitas vezes de nós mesmos oO'

Deisezinha disse...

Senhorita vestibulanda,

Esta é uma questão da Física:
Tudo depende do referencial - ãh sacou? :D
Verdades são pontos vistas.
Cada um tem a sua.

Claudio disse...

Maluf que fez, é Maluf que faaz...

O que você falou é um absurdo. Me diga uma promessa que Maluf fez e que ele não cumpriu durante esses ultimos anos que ele concorreu? Sabe quantas? NENHUMA! Sabe por quê!? Por que Faz décadas que ele não ganhá!
Hááá!

[??]

www.insanidade.virtual.zip.net disse...

xuxu,

a verdade que vc procura não esté em nenhum lugar.

na verdade ela nem existe... :/

pensando sempre no momento tostines!

Coxa disse...

E eu nem sabia que escrevia...
tá de parabéns. ;D